CARAVANA FEDERATIVA

Piauí avança na expansão do SUS Digital

21/06/2024
Walterson Rosa/MS

“A saúde ocupa um lugar importante no processo de transição digital do Piauí, um Estado que tanto avançou nos serviços de telemedicina e telessaúde, ocupando um importante lugar no SUS Digital”. Foi assim que a Ministra da Saúde Nísia Trindade definiu o desenvolvimento da saúde digital no Piauí, em comitiva do presidente Lula, na cerimônia de encerramento da 10ª edição da Caravana Federativa do Governo Federal em Teresina.

 O Estado é um dos pilotos do projeto de federalização da Rede Nacional em Dados (RNDS). A parceria do Ministério da Saúde com o governo estadual para expansão da saúde digital e telessaúde foi iniciada no município de Piripiri, representado, na Caravana, pelo secretário de Saúde, Guilherme Lopes. Ao procurar o estande do ministério no evento, ele obteve informações sobre o gerenciamento e financiamento da saúde digital.

“Através da caravana, conseguimos tirar as dúvidas de gestores como de Piripiri. Equipes municipais são mobilizadas para virem até a capital e debater melhorias para a população, o que não aconteceria, se todos precisassem ir até Brasília”, afirma Olívia Sabas, coordenadora-geral de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi).

Assim como Piripiri, outros municípios foram recebidos pelo Ministério da Saúde no Centro de Convenções de Teresina. Durante todo o evento, 230 atendimentos foram prestados por todas as secretarias da pasta que tiraram dúvidas também sobre saúde mental, financiamentos e repasses de recursos financeiros e programas e estratégias de atenção primária à saúde no do Piauí que recebeu R$ 15,4 milhões de investimento em 2024.

Outro tema de grande relevância na caravana, foi o Novo Programa de Aceleração (PAC) Eixo Saúde, que já selecionou 60 obras no estado, totalizando R$ 363 milhões em investimentos. Entre as obras estão Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), policlínicas e maternidades. 

Por meio da caravana processos burocráticos sobre as obras do PAC foram destravados, possibilitando dar andamento às fases de planejamento e execução. Foi o caso de Delmilda Rego, assessora do município de União (PI), que agradeceu o contato direto com as várias secretarias do Ministério da Saúde em um único lugar. “Aqui, na caravana, tive a oportunidade de entender, de perto, os processos e obras que estão em andamento. Junto com o Ministério, consegui identificar onde os processos estão parados para dar seguimento e finalizar”.

O evento ainda permitiu a troca de experiências e melhores práticas entre os entes federativos, o que ocorreu com a delegação do município de Buriti dos Montes (PI). O prefeito Olavo Júnior levou toda sua equipe técnica e assessoria para a caravana. “Eu trouxe meu corpo técnico, assessores para conversar com o corpo técnico das secretarias. É gente que entende conversando com gente que entende. Isso é um grande avanço no diálogo interfederativo e que só beneficia a população”, enfatiza Olavo.

Caravana Federativa

A Caravana Federativa é uma atividade itinerante que percorre diversos estados brasileiros, com o objetivo de aproximar órgãos federais de gestores municipais.

Os participantes contam com atendimento personalizado para esclarecer dúvidas, solucionar pendências, buscar apoio e identificar maneiras de melhorar os serviços oferecidos nos municípios.

O Ministério da Saúde participou ativamente de todas as edições da caravana, totalizando, junto aos outros órgãos federais, a marca de 24.600 atendimentos em 1.500 municípios. O próximo Estado a receber o evento será o Pará nos dias 04 e 05 de julho de 2024. 

Fonte:Ministério da Saúde