Casal de primos de primeiro grau ambos com sangue o positivo podem ter filhos ?

Dúvida enviada no dia 09/05/2024, da cidade de Tucunduva (RS) no aguardo de respostas

Respostas

Casais formados por primos de primeiro grau têm um risco ligeiramente aumentado de ter filhos com problemas genéticos, comparado com casais não consanguíneos. Isso ocorre porque quando os pais são geneticamente muito semelhantes, há uma maior chance de transmitir genes recessivos defeituosos para a prole. No entanto, é importante ressaltar que esse risco não é tão alto a ponto de ser uma contraindicação absoluta para a reprodução.
No caso específico de ambos os primos terem sangue tipo O positivo, isso não afetará diretamente a saúde do possível filho, pois o fator Rh (positivo ou negativo) não interfere na questão genética. O fator Rh é importante principalmente durante a gravidez, quando a mãe é Rh negativo e o pai é Rh positivo, podendo haver incompatibilidade sanguínea com o feto.
Portanto, um casal de primos de primeiro grau com sangue tipo O positivo pode ter filhos, mas é aconselhável que eles recebam aconselhamento genético para entender melhor os riscos envolvidos e acompanhamento médico durante a gestação para garantir a saúde da mãe e do bebê. Além disso, exames genéticos pré-natais podem ser recomendados para avaliar possíveis riscos genéticos para a criança. É importante sempre buscar orientação médica especializada para tomar decisões informadas sobre a reprodução.

Essa é uma mensagem meramente informativa e não deve ser considerada como substituta de consultas médicas com especialistas de saúde.

Tudo sobre: Casal de primos de primeiro grau ambos com sangue o positivo podem ter filhos ?

Notícia • 12 de Janeiro de 2023 • Ministério da Saúde

Doença Hemolítica Perinatal: como identificar e prevenir enfermidade que pode prejudicar a gravidez

Imagem do resultado Notícia

“Isso acontece depois do primeiro contato da mãe com um sangue de Rh positivo.... O especialista destaca que em uma primeira gravidez de filho com sangue positivo, não há risco da doença. Isso porque o corpo da mulher vai produzir anticorpos do tipo IgM, que não alcança o bebê.... Quem pode desenvolver a doença: mãe de Rh negativo, com filho de Rh positivo. O que é? Produção de anticorpos da mãe contra o antígeno D, presente no sangue de Rh positivo do bebê.

Notícia • 22 de Março de 2021 • Secretaria de Atenção Primária à Saúde

Meu Sangue Brasileiro: Ministério da Saúde lança campanha para incentivar doação de sangue

O Ministério da Saúde lança a campanha “Meu Sangue Brasileiro” para incentivar a doação voluntária e regular de sangue.... "A população precisa estar ciente sobre os períodos de restrição para doação de sangue após receber a vacina.... A doação de sangue é segura e não contraindica a vacinação, podendo inclusive receber a vacina logo em seguida à doação", afirma o coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Rodolfo

Notícia • 10 de Março de 2022 • Ministério da Saúde

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas

Imagem do resultado Notícia

; O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para homens e de três meses para mulheres; Podem doar sangue pessoas entre 16 anos e 69 anos, que estejam pesando mais de 50 quilos... Após dez dias da recuperação total dos sintomas você pode doar sangue. Estou assintomático, porém testei positivo para a Covid-19. Posso doar mesmo assim?... Depois de dez dias de realizar o teste você pode doar sangue. Tive contato com uma pessoa com Covid-19. Posso fazer a doação? Após sete dias do último contato com a pessoa, você pode doar sangue.

Notícia • 10 de Abril de 2023 • Ministério da Saúde

“Só posso agradecer”, diz Graziely sobre atendimento médico para quatro filhos pelo SUS

Imagem do resultado Notícia

O BRASIL VOLTOU! - Para garantir o acesso à saúde para todos os brasileiros, o Governo Federal retomou o programa Mais Médicos nesses primeiros 100 dias de gestão - “Aí você fica desesperada pensando ‘e agora? o que vou fazer? Vou ao posto de saúde! Não tenho nem o que falar, só posso agradecer”. Graziely Mendes, mãe de quatro filhos Mãe de quatro filhos e usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), Graziely Mendes sabe bem a importância de ter um profissional de saúde se uma das crianças adoecer. “O SUS é o braço dir...... Graziely Mendes, mãe de quatro filhos Mãe de quatro filhos e usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), Graziely Mendes sabe bem a importância de ter um profissional de saúde se uma das crianças adoecer.

Profissional de Saúde • Ginecologista • Rio de Janeiro (RJ)

Viviane Grau Miyaki - Ginecologista

Especialidade Ginecologista. Local de Atendimento Ms Hse Hospital Dos Servidores do Estado, Rio de Janeiro (RJ)

Profissional de Saúde • Médico de família • Laranjeiras (SE)

Yudith Grau Pena - Médico de família

Especialidade Médico de família. Local de Atendimento Unidade de Saude da Familia Antonio Menezes Leite, Laranjeiras (SE)

Notícia • 25 de Setembro de 2023 • Ministério da Saúde

Secretário-executivo do Ministério da Saúde ressalta alto grau de satisfação dos usuários do Hospital da Criança de Brasília

Imagem do resultado Notícia

“É muito importante o que vocês apresentaram aqui sobre grau de satisfação. Isso é o que mais nos interessa. A política de humanização do SUS não pode ser uma política centrada na retórica.... “O SUS não pode ser algo que decepcione a população. Nós temos de aproveitar esse momento pós-pandemia para que esse fortalecimento ocorra”, acrescentou.... Mãe de Matheus Henrique, hoje com 15 anos, ela conta que só o Hospital da Criança conseguiu dar um diagnóstico preciso ao filho, que é asmático crônico. “Aqui, consegui todo o atendimento.

Profissional de Saúde • Psicólogo • Mangaratiba (RJ)

Sonia Maria Siqueira Grau - Psicólogo

Especialidade Psicólogo. Local de Atendimento C S Mun de Itacuruca Osmar Mathias Dos Santos, Mangaratiba (RJ) e Ses Rj Hospital Estadual Eduardo Rabello, Rio de Janeiro (RJ)

Profissional de Saúde • Pediatra • Brasília (DF)

Vanessa Catalina Grau Arostegui - Pediatra

Especialidade Pediatra. Local de Atendimento Hrsm, Brasília (DF) e Hospital Sao Francisco, Brasília (DF)

Profissional de Saúde • Dentista • Jaboticabal (SP)

Paulo Grau Brigagao Neto - Dentista

Especialidade Dentista. Local de Atendimento Marcia Regina Gonzalez, Jaboticabal (SP)

Profissional de Saúde • Nutricionista • Rio de Janeiro (RJ)

Alessandra Grau Paula Ramos Janiques - Nutricionista

Especialidade Nutricionista. Local de Atendimento Ses Rj Hospital Estadual Carlos Chagas, Rio de Janeiro (RJ)

Profissional de Saúde • Médico do trabalho • Piracicaba (SP)

Luiz Alberto da Camara Grau - Médico do trabalho

Especialidade Médico do trabalho. Local de Atendimento Sempem Servico Munic de Pericias Medicas de Piracicaba, Piracicaba (SP)

Profissional de Saúde • Pediatra • Brasília (DF)

Zoila Maria Beatriz Abarca Strong de Grau - Pediatra

Especialidade Pediatra. Local de Atendimento Clinica Baby Card, Brasília (DF)

Notícia • 28 de Fevereiro de 2024 • Ministério da Saúde

Doação de sangue: uma ação permanente de conscientização

Imagem do resultado Notícia

Confira o que é necessário para doar sangue - Como política permanente, o Ministério da Saúde estimula a doação de sangue voluntária, solidária e altruísta.... Trabalho contínuo A pasta acompanha diariamente o quantitativo de bolsas de sangue em estoque nos maiores hemocentros estaduais e não há registro de falta de sangue nos estados.... de 18 anos precisam do consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos; Pesar no mínimo 50 kg; Ter dormido pelo

Não encontrou o que estava buscando?

medicosbrasil.com © 2024